quinta-feira, 1 de julho de 2010

O QUE FIZEMOS DE NOSSAS VIDAS?...

O que fizemos, nós, de nossas vidas? Acredito que a certa altura de nossa existência, todos se fazem esta pergunta, mesmo aqueles que conseguiram tudo aquilo que desejavam, também a façam, mesmo aqueles que pensam ter conseguido tudo, materialmente falando, se fazem esta pergunta.
O fato é que todos nós, um dia, acabamos por achar que está faltando algo em nossas vidas, algo está incompleto; após chegarmos a esta conclusão saímos a captura de “coisas” que achamos que poderiam completar nossas vidas. Nos arriscamos em aventuras as quais nem sempre era aquilo que estávamos procurando, tentamos mudar de atitude, na verdade tentamos mudar de vida. Mas, quando caímos em si, vemos que, na verdade, nada faltava em nossas vidas, senão algumas mudanças de comportamento em relação às pessoas que nos cercam.
A certa altura de nossas vidas, todos, homens e mulheres, perguntam-se a que viemos, perguntam-se o que poderia ter feito, ou deixado de fazer, e chegamos a pergunta clássica: QUAL O VERDADEIRO SENTIDO DA VIDA? Mas será que, realmente a vida tem que ter algum sentido? Será que teríamos condições de saber qual o verdadeiro sentido da vida? Acredito que não, pois, pelo menos por enquanto, não temos condições para sabermos; isto por sermos incapazes de concluirmos que a vida é muito mais do que somente isto que hoje passamos, ela vai muito mais além do que podemos supor ou enxergar. Fato concluso é que deveríamos levar a vida da melhor maneira possível, deveríamos procurar nos completar da forma mais simples possível; deveríamos, verdadeiramente, ser simples. A procura, cada vez maior, pelas coisas efêmeras acaba por nos levar por caminhos tortuosos, nos levar a sentimentos negativos, como a ambição, o egoísmo e, por conseqüência, quando não conseguimos o que procuramos, nos levam a conseqüências doentias como a depressão, por exemplo.
O melhor que teríamos a fazer seria olhar ao nosso redor e vermos o quanto já tem e que não tínhamos; quanto já nos foi dado e que, na maioria das vezes, não damos valor. Ou pior ainda só damos valor quando já não as temos mais, chegando, por vezes, tardiamente a conclusão de que éramos felizes e não sabíamos. Devemos evitar, ao máximo, chegarmos a este ponto. Tenho certeza que todos nós conhecemos alguém que já tenha passado por isto e que, hoje, se arrependem e devemos tê-los como exemplo para nossas vidas, não os colocando de lado pelos erros cometidos, mas para que não façamos, ou melhor, não cometamos o mesmo erro que eles; sempre lembrando que, se pudermos, ajuda-los a verem o que fizeram e fazermos com que retornem ao caminho anterior.
O QUE FIZEMOS DE NOSSAS VIDAS?
Verdadeiramente não importa, acredito que o importante mesmo é o que deveremos e podemos fazer com ela daqui por diante, procurando não nos desviarmos da retidão, não nos desviarmos daquilo que sabemos que é certo e não do que “achamos” que é o certo, pois, a noção do certo e do errado está incutida em cada um de nós; no fundo no fundo todos sabemos quando agimos de maneira correta ou não.
Nosso maior problema é como a vida nos é apresentada, hoje, pelas mídias disponíveis, as quais nos passam uma idéia, errônea, de competitividade e que o melhor caminho seria o do sucesso a qualquer custo. Estas idéias nos pressionam a seguirmos o que, normalmente, não seguiríamos e nos apresentam um falso conceito de vida fácil e promissora, regada a regalias e comodidades que, convenhamos, em sua grande maioria é inútil e desnecessária. Basta olharmos para trás e vermos como simples eram as vidas de nossos antepassados e como viviam melhor que nós, hoje em dia. Por isso o mais importante é o que faremos, de hoje em diante, de nossas vidas, procurando nos satisfazermos com menos, com a simplicidade que a vida nos oferece e que nós, por puro egoísmo e orgulho, acabamos por complicar, correndo atrás de “coisas”. Abrir e ampliar a visão interior e, dessa forma, ampliar nossos horizontes em prol da simplicidade e da qualidade de vida, nossa e de nossos próximos mais próximos e, lembrando sempre: FAÇAMOS CADA QUAL A SUA PARTE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ORAÇÃO DO RECOMEÇO

🌻Oh! Deus, me impeça de mais uma vez fechar as portas para o novo que quer entrar em minha vida. 🌻Dai-me esperança e confiança de que ex...