Óculos, até mais importante do que a própria roupa
Nunca, jamais compre um óculos falsificado - acredite, é a pior burrice que se pode fazer. O olho é um órgão que não aceita desaforo e não tem "conserto".
óculos tem a função de proteger os olhos e área periférica
óculos não deve ser pensado somente como moda
dê preferência para lentes de alta resistência a impactos ( plástico policarbonato)
dê preferência armação de alta resistência a impactos
com certeza absoluta: óculos sem áreas cortantesBoné ou chapéu:
com boa área de cobertura e sombreamento da cabeça
que seja bem ventilado
os melhores vêm com uma tira para absorver o suor da testa
que prenda bem à cabeça e não voe à toa
se for fácil de dobrar, será mais fácil de guardar
tecidos técnicos respiram melhor e secam mais rápido
a grande vantagem do chapéu é que ele cobre orelhas e pescoçoLuva:
que se ajuste perfeitamente à mão
presa por velcro no pulso
acolchoada na palma
feita em tecido técnico para melhor respirar
em couro nas áreas de contato com o guidão e manete de freio
as melhores têm um pequeno atoalhado para secar o rostoCapacete:
capacete que protege de fato custa mais caro
capacete barato é inútil
os melhores tem diversos tamanhos e múltiplos ajustes
o ideal não se mexe na cabeça depois de ajustado
as tiras e a presilha não podem cortar ou incomodar o rosto
deve ter suporte na nuca para melhor firmeza
quanto mais buracos de ventilação, melhor
de preferência, com material refletivo - pelo menos na nuca
é melhor um modelo com viseira
Ciclista precisa ser visto pelos motoristas e motociclistas, portanto não use roupas de cores escuras, opacas, e estampa que pareça camuflagem de asfalto e cimento.Usar:
cores vivas e alegres
tecidos que não amassem ou amassem pouco
roupas íntimas com acolchoado especial para ciclista
bermuda ou calça com bolso atrás
presilha de calça refletiva
camisa de botão: possível desabotoar enquanto pedala
camisa pólo ou camiseta em tecido técnico
camisas, pólo e camisetas que tenham as costas mais compridas
roupa feita em tecido técnico
luva acolchoada
bermuda de ciclista, que não é bonita, mas cômoda
camisa de ciclista com bolso atrás
chapéu ou boné ventilado
sandália com tira de tornozelo ou tênis aberto
se for obrigado a usar sapato, que a sola não seja escorregadiaNão usar
bolso da frente na calça ou bermuda para grandes volumes
bolso da frente de qualquer camisa ou camiseta
qualquer costura no local de apoio dos ísquios com o selim
calça ou bermuda apertada na cintura, ou demasiadamente folgada no corpo
cinto muito largo
calça de boca larga
roupa íntima que enrugue ao sentar-se
roupa íntima em tecido que não absorva suor
camisa, pólo e camiseta curta na área da cintura
prender o casaco desenrolado na cintura
roupas em tecido sintético ou plástico com pouca respiração
meias muito grossas
sapatos ou tênis apertados
Seu corpo, o clima e a roupaCalor
tecidos técnicos
camisa, pólo e camiseta largaFrio
lembre-se que pedalando esquenta
uma coisa é a temperatura, outra a sensação térmica
vento faz muita diferença
a roupa de baixo nunca pode ficar ensopada de suor!
pedalar com bastante calma para não suar muito
parar uns metros antes de onde tem que ir e esperar o corpo secar
trocar de roupa ao chegar no destino
levar toalha
usar tecidos leves
deixar a camisa aberta durante o trajetoRoupa íntima:
muito importante: o tecido não deve acumular suor
evitar costuras que fiquem entre os ísquios e o selim
sempre com costuras e dobras finas
calcinha: evitar as completamente rendados
sutiã: de suporte, para evitar movimentos bruscos dos seiosTênis:
em locais quentes, tecido que respire bem
evitar solado excessivamente mole
de preferência solado pouco flexível
solado que não escorregue no pedal
solado com desenho que não force seu pé a sair do eixo
evitar pedalar com os cadarços soltos
ponta do tênis que não seja fácil de descolarSuéter:
dê preferência com pontos abertos para melhor respirar
para prender na cintura e evitar que ele entre na roda faça como os italianos: faça a primeira dobra na linha da cava do casaco; e dobre mais duas vezes. Prenda na cintura com um nó não muito apertado.Corta vento:
impermeável
com respiros, principalmente na área das axilas
volume bem pequeno quando dobrado
com capuzAbrigo:
em tecido técnico impermeável e que respire
modelos com tecido técnico externo e uma segunda camada interna de tecido são as melhores porque ajudam a manter a temperatura e o suor mais controlado
dê preferência a um modelo um pouco folgado no seu corpo
com ziper
fácil de dobrar
mais de uma opção de ajuste no pulsoBandana:
sem a menor dúvida, em tecido que absorva bem e retenha o suor
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Presilha de calça comprida:
elástico, metálico, velcrom, outros
refletiva
como última opção, prenda a calça na meiaPochete:
veja o que é indispensável carregar e só então escolha o modelo apropriado para seu uso
impermeável
ziper de qualidade
espaço separado para documento e dinheiro
com detalhe refletivo
uma boa opção é ter tecido de absorção de suorMochila:
há modelos específicos de mochila para ciclistas com estrutura plástica na área de apoio das costas que diminuem muito o suor
com bom material refletivo
com ou sem presilha de barriga e peito
com o número de bolsos separados para atender suas necessidades
bolso externo para carregar corrente e cadeado
tecido impermeável
uma boa opção é ter tecido de absorção de suor com acolchoado nas alças dos braços e apoio das costasAlforje:
A primeira questão quando se opta por alforjes é o bagageiro, dianteiro ou traseiro, que deve agüentar a carga (peso) máxima estabelecida para o alforje e mais um pouco.
o fabricante deve dar especificações técnicas sobre a carga máxima e resistência do tecido
impermeável, sem dúvida nenhuma
com material refletivo
deve adaptar-se e prender perfeitamente bem ao bagageiro escolhido
vários bolsos externos
quando completamente cheio deve deixar boa distância para o calcanhar.
não pode dobrar e tocar a raiação - o que pode ser um problema tanto do projeto do alforje como do bagageiro
os melhores têm opção de transformar-se instantaneamente em malas ou mochilas
alforjes dianteiros, que ficam apoiados no garfo, são uma boa opção quando o peso e/ou volume de carga na bicicleta é grande, pois possibilitam a distribuição mais equilibrada dos pesos, tornando mais fácil a condução da bicicleta.Usando a mochila ou alforje:
dobre a roupa com a mesma largura da mochila ou alforje
ou aprenda a enrolar as roupas, como fazem os japoneses
acomode a roupa sempre dentro de saco plásticona bicicleta:
pára-lamas longos o suficiente para não respingar
bom bagageiro
protetor de corrente integral, se possível
rede protetora de saia na roda traseira (muito chique!)
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